Coordenação do CEPIC realiza reunião para tratar do I Fórum Estadual sobre PICS
Na tarde desta quarta-feira, 08 de março, a Coordenação do Centro de Práticas Integrativas e Complementares da UFT (CEPIC), representada pela professora Ana Edith Farias Lima, se reuniu novamente com terapeutas municipais e estaduais que atuam no oferecimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), para discutir os últimos detalhes para a realização do I Fórum Estadual sobre o tema. O propósito da reunião foi apresentar aos envolvidos a identidade visual e discutir pequenos ajustes na programação do evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, no Câmpus da UFT em Palmas.
Na ocasião, a professora Ana Edith e a professora Rhavenna Oliveira, responsável pela coordenação da realização do Fórum, também apresentaram os resultados da reunião realizada com a Comissão de Intergestores Regionais (CIR), instância que atua junto a gestores municipais e estaduais de saúde na organização de ações e serviços de saúde integrados. Através da reunião, a CIR se comprometeu a levar aos secretários municipais de saúde de todo o Estado a proposta do I Fórum sobre PICS e convidá-los a participar do evento.
Em sua fala durante a reunião, a professora Ana Edith destacou a importância da realização do Fórum para a ampliação do conhecimento da população sobre as PICS, que são técnicas que fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PNPIC), mas que ainda são pouco conhecidas pela população: "Nós precisamos conhecer o que está sendo oferecido no Estado no que se refere às PICS. Precisamos conectar os terapeutas, levar conhecimento sobre o que são as PICS e o Fórum é uma oportunidade para isso. Só assim vamos conseguir fortalecer a Política de Práticas Integrativas do Sus”.
A programação completa do evento será divulgada nos próximos dias. Mais informações sobre o evento, acompanhe o portal de notícias da UFT e as páginas do CEPIC e do Curso de Enfermagem no Instagram.
Sobre o I Fórum de PICS
O I Fórum Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares (PNPICS) do SUS. A ideia é que, a partir da realização desta primeira edição, o Fórum se torne um evento contínuo, que seja realizado anualmente, para fomentar o debate sobre a importância das terapias complementares na área da saúde e da integração de saberes populares com os científicos, no tratamento da população.
Redes Sociais