Câmpus da UFT em Miracema promove oficinas de bonecas negras Abayomis
Como estratégia para a construção de práticas educacionais antirracistas, o Câmpus da UFT em Miracema vem promovendo várias oficinas de confecção das bonecas negras Abayomis. O projeto é fruto da parceria entre a professora Daniela Vasco Santos, do curso de Psicologia, que é responsável pelas oficinas e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afrobrasileiros (NEAF-UFT). A parceria se solidificou com a oferta de duas oficinas durante a XV Semana da Consciência Negra do Câmpus da UFT, em Miracema, realizada entre os dias 16 e 22 de novembro.
As Abayomis, que em Iorubá significa “Encontro precioso”, são bonecas de pano, feitas sem costuras ou qualquer outra estrutura rígida, que são trabalhadas no campo educacional como instrumento de conscientização e resistência ao racismo, discriminação e preconceito. Segundo a professora Daniela Vasco: “As oficinas foram propostas como possibilidade metodológica que privilegia as dimensões dos modos de subjetivação e da política em sua inseparabilidade, nos enlaces através dos quais as histórias dos sujeitos são contadas, lidas, transformadas, pela via da historicização dos laços sociais”.
A professora Daniele, que conduziu a oficina juntamente com a bolsista de extensão Sibelle Couto, destaca ainda que as Abayomis são símbolos de resistência e poder, sobretudo, das mulheres negras: “Quando fazemos as bonecas em grupo, as histórias que são partilhadas permitem acessar memórias como efeitos de violências e também das práticas de resistência. Buscamos principalmente formas afirmativas de habitar o mundo e esperamos que as experiências partilhadas nas oficinas ressoem para outros espaços formativos, como nas práticas de estágio, ações de extensão e salas de aula”.
As oficinas contaram ainda, com a participação de estudantes de todos os cursos do Câmpus de Miracema e também dos professores Francisco Gonçalves Filho (Pedagogia), Juliana Chioca Hipolito (Pedagogia), Luana Ribeiro da Trindade (Serviço Social) e Alexandre Oliveira da Silva (Pedagogia).
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