50% das vagas dos cursos presenciais da UFT usam a nota do Enem
Confira os detalhes da prova do Enem 2022
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na Página do Participante, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Entre outras informações, o documento contém número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias de exame (13 e 20 de novembro).
Para acessá-lo, na Página do Participante, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha.
UFT
De acordo com a coordenadora de processos seletivos da UFT, Ana Paula Santos, de todas as vagas disponibilizadas para os cursos presenciais da universidade, 50% são preenchidas pelo vestibular e 50% são pelo Enem tanto pelo Sisu, como pelo Processo Seletivo Complementar (PSC).
Neste momento, está em vigência a suspensão temporária da adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por dois semestres (2022/2 e 2023/1). Por isso, nestes semestres as vagas destinadas ao ingresso pelo ENEM ocorrerão pelo PSC.
O Processo Seletivo Complementar é um processo que utiliza a nota do ENEM para classificação de candidatos, e, por ser um processo seletivo próprio da UFT, permite ao candidato escolher a nota entre vários anos de ENEM, caso ele tenham prestado o exame em mais de uma edição. “Nestes dois semestres, em que a adesão foi suspensa, nós permanecemos com nosso processo seletivo próprio, o Processo Seletivo Complementar (PSC), usando notas dos últimos cinco anos do Enem”, afirma Ana Paula.
O edital do PSC está previsto para ser publicado no final do mês de janeiro de 2023, após a divulgação das notas prova do Enem 2022. Este ano também está sendo estudada a possibilidade de usar as notas das últimas dez edições do Enem, ou seja, o candidato vai poder escolher a nota da edição que ele teve o melhor desempenho.
Provas
No primeiro dia de Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. Cabe pontuar que, no caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.
Orientações
O Inep conta com uma página, em seu portal, com as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Acesse a Página do Participante
Confira os editais do Enem 2022
Confira as orientações para o Enem 2022
Redes Sociais