UFT potencializa projetos de extensão com foco em impacto e transformação social
Com o objetivo de intensificar o desenvolvimento social, projetos de extensão comprometidos com a transformação da realidade da comunidade externa, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), publicou em outubro de 2021 o edital para seleção de Projetos de Extensão, com foco em Impacto e Transformação Social. O edital buscava projetos transformadores, que estivessem alinhados com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e com o Programa Integrador UFT sem Muros. Por meio deste edital, foram selecionados cinco Projetos de Extensão, propostos por extensionistas vinculados aos câmpus da UFT em Palmas, Gurupi e Porto Nacional.
Sobre o edital
Em consonância com o PDI vigente e as Diretrizes da Política de Extensão da Universidade Federal do Tocantins, o edital buscava fomentar ações transformadoras de extensão que gerassem impacto na transformação social, de forma a estabelecer a relação entre a UFT e os demais segmentos da sociedade, com ênfase na formação acadêmica do estudante e considerando as demandas para o desenvolvimento local e regional.
O processo seletivo foi exclusivo para os servidores da UFT, com o propósito de valorizar os extensionistas e melhorar a relação entre a UFT e a comunidade externa. O edital também tinha como objetivo, atender comunidades em situação de vulnerabilidade social, através de ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e ao Programa Integrador UFT sem Muros. A ideia é propiciar a extensionistas e cursos de Graduação e Pós-graduação da UFT, a ampliação da atuação dialógica entre a universidade e demais setores da sociedade, na promoção do diálogo de saberes.
Projetos contemplados pelo edital
- Implantação de uma Agroindústria de Processamento de Mandioca Congelada em Gurupi-TO.
O projeto é coordenado pelo professor Rodrigo de Castro Tavares e tem como principais objetivos: fomentar uma fonte de renda para os chacareiros do setor industrial de Gurupi – TO; levantar o potencial agrícola desses trabalhadores para a produção de mandioca; aumentar o potencial mercadológico da mandioca congelada no município; implantar uma agroindústria para o processamento da mandioca congelada no município e construir de forma participativa a interação entre acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins e esses chacareiros.
- Laboratório Portátil de Ciências: A Extensão Universitária como Ferramenta de Ensino e Divulgação Científica
O projeto é coordenado pela professora Gleice Lorena Gonçalves Tavares Botelho. Seus principais objetivos são: desenvolver um laboratório portátil, como forma de dar subsídio e incentivar os professores do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio a inserir experimentos para auxiliar o ensino de Química e Ciências. Com isso, pretende-se atrair o interesse para as aulas de Química e melhorar a aprendizagem. Visa também aproximar a universidade dos estudantes/professores das escolas públicas, tornando a universidade mais acessível e menos distante da realidade da sociedade.
- ÁGUA LIMPA: Saneamento Ambiental no Assentamento Vale Verde do Município de Gurupi – TO
Coordenado pela professora Grasiele Soares Cavallini, o projeto tem como objetivo realizar melhorias de saneamento e saúde ambiental no assentamento Vale Verde, localizado no município de Gurupi - TO, tendo em vista a qualidade da água para consumo humano e ações de conscientização e valorização ambiental como forma de transformação social.
- Implementação de uma Educação Bilíngue de Surdos no Estado do Tocantins
O projeto é coordenado pelo professor Bruno Gonçalves Carneiro e tem como principais objetivos: mapear as políticas linguísticas e educacionais vigentes na rede estadual de educação e nas redes municipais de educação no que se refere à educação bilíngue e ao ensino de libras; proporcionar subsídios para a elaboração de princípios e diretrizes para implementação e sistematização da educação bilíngue de surdos nas escolas polo inclusivas bilíngues nas 13 Diretorias Regionais de Educação do estado (DRE), considerando a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental (rede municipal de educação), séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (rede estadual de educação), levando em consideração a realidade local, o contexto educacional e demais especificidades.
O projeto também visa proporcionar reflexões sobre a proposta de conteúdo curricular para o ensino de libras como primeira língua, ensino de português como segunda língua e ensino de libras como segunda língua, considerando a realidade local, o contexto educacional e demais especificidades e formar os professores regentes, os professores de libras, os professores de português como segunda língua para surdos e os tradutores e intérpretes de libras para a atuação na unidade escolar que funcionará nas 13 Diretorias Regionais de Educação do estado (DRE), sempre considerando a realidade local, o contexto educacional e demais especificidades.
- Projeto de implantação de uma Central de Capacitação de Recicladores de Resíduos Eletroeletrônicos (REEE’s)
Coordenado pelo professor Juan Carlos Valdés Serra, o projeto tem como objetivo capacitar jovens, homens, mulheres, técnicos de eletrônica e recicladores com interesse de classificar, aproveitar, reciclar e comercializar Resíduos Eletroeletrônicos (REEE´s). A ideia é torná-los aptos e habilitados para exercerem a atividade de aproveitamento e geração das suas próprias rendas. Além de oferecer um destino correto aos REEE's, o projeto também visa, simultaneamente, preservar a saúde e o Meio Ambiente.
Redes Sociais