Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HDT participa da Expoara 2019 com ações educativas no estande da UFT
Início do conteúdo da página
AÇÃO EXTRAMUROS

HDT participa da Expoara 2019 com ações educativas no estande da UFT

Written by Daianni Parreira | Published: Monday, 10 June 2019 17:22 | Last Updated: Monday, 10 June 2019 17:39

As ações foram desenvolvidas no estande da UFT na Exposição Agropecuária de Araguaína (Foto: Paulo Souza/Divulgação)As ações foram desenvolvidas no estande da UFT na Exposição Agropecuária de Araguaína (Foto: Paulo Souza/Divulgação)

Profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram, na sexta-feira (07), da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), com ações lúdicas e educativas. A atividade ocorreu no estande da UFT, que segue com programações diárias diversificadas, até dia 16 de junho no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

Para o superintendente do HDT-UFT, José Pereira Guimarães Neto, tendo em vista que a Expoara é a maior feira do segmento no Norte do Tocantins, movimenta um fluxo muito grande de pessoas. “Como Hospital Universitário temos a missão de levar informações sobre temas da saúde para a população. Por isso, nossa participação na exposição foi bastante oportuna, pois propiciou a divulgação dos serviços ofertados na Unidade Hospitalar, para um público variado de crianças a adultos”, comemorou.

A professora do Curso de Turismo, Ivanise Borges Souza, responsável pela coordenação das atividades do stand da UFT explica que este é o segundo ano em que a Universidade participa do evento com o objetivo de promover a instituição perante a sociedade, dando visibilidade às produções em termos de pesquisa, extensão e ensino.

“Araguaína é uma cidade voltada ao agronegócio, e a feira é a principal vitrine do segmento. Então é importante que nós estejamos presentes neste evento para divulgarmos os nossos cursos e prestar conta para a sociedade sobre o que que está sendo realizado, além de viabilizar essa integração entre a academia e o público da Expoara. Agradecemos ao Sindicato Rural do Município pela oportunidade”, conclui.

Ações do Hospital Universitário da UFT

O HDT-UFT ofertou orientações sobre alimentação saudável com nutricionistas e com relação as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); realizou a distribuição de preservativos; e aferição de pressão arterial, peso, altura circunferência abdominal e IMC. O público infantil contou com atividades sobre higiene bucal. E, por meio da parceria com o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da Prefeitura, realizou o teatro de fantoches que abordava a dengue, chikungunya, zika e calazar, e exposição de animais peçonhentos, com apoio do curso de Biologia.

A psicóloga e chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely, destacou o envolvimento dos profissionais como um grande diferencial do sucesso da participação do hospital. “Foi uma ação de suma importância para a aproximação do hospital universitário da comunidade. Os profissionais vestiram a camisa e realizaram ações educativas, integrando as diversas áreas do hospital”.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página