Oficina de Intervenção Psicossocial mobiliza servidores e estudantes
Uma experiência coletiva e significativa. Foi assim que o professor Ladislau Ribeiro definiu a Oficina de Intervenção Psicossocial, promovida na segunda-feira (27), no Câmpus de Miracema, envolvendo estudantes e servidores (docentes e técnicos). A atividade foi realizada em comemoração pelo Dia do Psicólogo, e proporcionou aos participantes momentos de desabafo. Ribeiro frisa que o sofrimento psicossocial é um campo de força complexo, que tem influências de fatores políticos, econômicos e sociais.
Ribeiro destacou que a ação coletiva foi valorizada desde a preparação da Oficina até a realização das atividades programadas. "Valorizou-se a ação coletiva, a importância e influência do outro em nosso modo de existir. Foi evidenciada através das dinâmicas realizadas ao longo deste processo momentos de cordialidade", pontua.
Ainda segundo ele, "não temos outras formas de enfrentar o sofrimento psicossocial se não for através da união, integração da divisão de responsabilidades, somente assim nós vamos poder enfrentar esse mal-estar que não ocorre apenas na Universidade Federal do Tocantins", diz. O professor enfatiza que há vários também casos relatados em outras universidades do Brasil. "Muitos participantes puderam fortalecer laços e já saíram com ideias para realizarem trabalhos voltados ao cuidado de si e do outro", finaliza.
Yasmin Parreão que é estudante do curso de Psicologia do Câmpus Miracema, diz que as oficinas de intervenção psicossocial foram muito boas e muito importantes na questão da promoção de saúde mental. "Os estudantes e professores presentes tiveram momentos em que relataram suas subjetividades, vivências e práticas. Tivemos poesias muito bonitas, muito fortes, foi um momento de acolhimento muito grande que com certeza continuarão na vida dos acadêmicos participantes", contou.
Redes Sociais