Semana de Nutrição debate fortalecimento da categoria e perspectivas das entidades no Tocantins
Nesta segunda, 27, ocorreu a palestra sobre "Fortalecimento da categoria e Perspectivas das entidades no Tocantins" como parte da programação da Semana Acadêmica de Nutrição. A palestra trouxe conceitos relativos à conduta, normas e forma de atuação os profissionais.
A delegada sindical na Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), Carolina Leitão, afirma que é importante nortear que as entidades e envolvidos devam pensar tanto naqueles com quem trabalham quanto na qualidade de vida do profissional. "É intrínseco pensar no bem-estar dos nutricionistas, aspectos que estão atrelados por exemplo à carga horária adequada e salário que respeite a atuação do profissional".
Qualidade da formação
Felipe Barbosa faz parte do Sindicato em Saúde do Estado do Tocantins, representa os profissionais em saúde do estado e entende que é importante que as entidades sempre debata sobre maneiras de melhorias quanto ao aspecto qualidade da formação dos envolvidos na saúde. "É importante trazer a tona todas as possibilidades quando se trata do quesito trabalhista. Pensar saúde pública permite uma maior participação dos envolvidos que pode ser via conselhos e implantação de políticas públicas nesta área. Essas entidades exercem um grande papel na política em si", pontua.
Salete Klein é conselheira representante do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN1). Para ela, "a regulação e orientação por meio deste conselho permite que o nutricionista esteja próximo, isso permite que o profissional tenha consciência dos procedimentos necessários, além do acompanhamento de legislações específicas", frisa.
Para Erica Laranjeira, coordenadora geral do Centro Acadêmico de Nutrição, a discussão foi de grande relevância para os acadêmicos, pois trouxe aspectos sobre as formas de atuação por meio das diretrizes da legislação em que estas entidades organizam-se, com a existência de sindicatos. "É importante lembrar que os acadêmicos devem desmembrar todas as formas de conhecimento específica ou não", finaliza.
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