Câmpus de Porto Nacional promove aula magna sobre os 500 anos de protestantismo
2017 foi o ano em que se comemorou os 500 anos de Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero e as profundas transformações ocorridas na época. Ainda seguindo essas comemorações, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, promoverá nos dias 06 e 07 de fevereiro, no auditório do bloco III, duas aulas magnas proferidas pelo professor da instituição, Vasni de Almeida . Na ocasião o docente trará um debate em torno do tema, buscando integrar o protestantismo e a modernidade. As aulas aconteceram no período noturno e matutino respectivamente e são abertas para a comunidade em geral.
De acordo com o professor, o assunto é extremamente relevante do ponto de vista acadêmico. "O objetivo é trazer para dentro da universidade um debate histórico sobre a reforma. Pretendemos trabalhar os aspectos históricos e não teológicos ou mesmo meramente religiosos", explica. Ainda segundo ele a academia discute pouco o protestantismo. "A academia discute muito politica, discute muito cultura, discute muito economia, mas discute pouco religião na perspectiva científica e discute ainda menos o protestantismo. O protestantismo, seja ele os evangélicos tradicionais ou os pentecostais tem crescido muito no Brasil e tem gerado inúmeras polêmicas. As pessoas discutem e falam muito e reproduzem muito, mas existe muitos equívocos na realidade, então uma aula como essa é uma pequena contribuição para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre esse mundo evangélico e um pouco da história dela", conta.
Nas datas também será realizado o lançamento do livro "Os 500 anos da Reforma Protestante no Brasil: um debate histórico e historiográfico", organizador pelos professores Elizete da Silva, Lyndon de Araújo Santos e Vasni de Almeida.
Livro
A coletânea busca oferecer interpretações e críticas aos fazeres religiosos, políticos, assistenciais, educacionais, bem como às questões de gênero, relacionadas ao campo protestante brasileiro. Os quatro eixos temáticos da obra tecem um fio a apontar para trajetórias, para continuidades e descontinuidades, para as mudanças, mas também para as permanências que rondam os evangélicos brasileiros. É uma obra que se soma a tantas outras que apresentam os sujeitos históricos protestantes em ação, agindo em sociedade. Obra que desloca o espaço de onde falam e agem os evangélicos e seus pesquisadores. Esses espaços estão no Centro-Sul e no Oeste, mas estão também no Norte-Nordeste. Esperamos ofertar leituras que possam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a diversidade religiosa brasileira e o diálogo respeitoso entre as várias confissões doutrinárias.
Redes Sociais