Oficinas e rodas de conversa movimentam Semana Cultural no Câmpus de Tocantinópolis
Evento tem atividades até esta sexta (22) no Câmpus e na Praça da Bíblia
Segue até esta sexta-feira (22), no Câmpus da UFT em Tocantinópolis, a Semana Cultural do Curso de Educação do Campo. A atividade teve início na última segunda-feira (18) com diversas ações abrangendo as mais variadas vertentes culturais regionais. Oficinas, mesas-redondas e rodas de conversa têm registrado boa participação não apenas de acadêmicos, mas também de estudantes secundaristas e pessoas da comunidade tocantinopolina.
Nesta quinta-feira ocorreu apresentação do grupo de Lindô, da comunidade Folha Grossa no auditório Vigilante Adão Ribeiro, no Câmpus da UFT. Em seguida ocorre uma roda de conversa sobre racismo na atualidade, com mediação dos professores João Batista Félix, do colegiado de Ciências Sociais, e Uvanderson da Silva, do colegiado de Pedagogia. Das 17h30 às 19h ocorrerá uma oficina de turbante (ainda no Câmpus da UFT) e outra oficina está agendada para ter início às 19h30, no auditório Vigilante Adão Ribeiro, sobre dança contemporânea.
Para esta sexta-feira, último dia, as atividades terão início na UFT, na parte da tarde, mas serão encerradas com um Sarau Cultural na Praça da Bíblia, a partir das 17h30.
Durante esta semana foram realizadas diversas oficinas, como a de dança contemporânea, com a professora Marissel Marques; de fotografia, com fotógrafo da Prefeitura de Tocantinópolis; de trilha sonora com o professor Rubenilson Pereira de Araújo. Também foi realizada uma roda de conversa sobre feminismo, ativismo e sociedade com estudantes da Escola Estadual Darcy Marinho.
A Semana Cultural é organizada pelo Curso de Educação do Campo em parceria com a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria de Educação do município, e com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O objetivo é promover a integração da comunidade com a cultura imaterial presente nas ações pedagógicas do Curso de Educação do Campo, de forma multicultural e interdisciplinar. Segundo a coordenadora do evento, professora Marissel Marques, pretende-se ampliar o entendimento de cultura e de seus aspectos imateriais, além de "promover diálogos que formam em valores associados a cidadania, participação social, assim como propiciar o engajamento em melhorias de qualidade de vida da comunidade”, disse.
Programação21/09 (Quinta-feira) |
Redes Sociais