Dia do Tecnólogo: formação de curta duração com empregabilidade
O mercado de trabalho está aquecido para os que possuem formação técnica e tecnológica. Em 06 de outubro, comemora-se o Dia do Tecnólogo. A curta duração, que vai de dois a três anos, e a facilidade de inserção no mercado são alguns dos atrativos dessa formação. A Universidade Federal do Tocantins oferece cursos em Gestão de Turismo, Tecnologia em Logística, Gestão de Cooperativas e Tecnologia em Turismo Patrimonial e Socioambiental.
Diferenças entre técnico e tecnólogo
O coordenador do curso de Tecnologia em Logística, Warton da Silva Souza, explica a diferença do curso técnico para o tecnólogo. “O tecnólogo exige que o aluno tenha completado o ensino médio. Já o técnico, pode ser realizado a partir do ensino fundamental. Ambos possuem foco nas necessidades do mercado, sendo que os cursos técnicos formam profissionais operacionais e os cursos tecnológicos, formam gestores, supervisores, analistas e coordenadores”, disse.
Warton ainda reforça que o Tocantins apresenta uma ampla necessidade de profissionais capacitados e com boa formação acadêmica. “Investir em um curso de tecnologia pode ser a melhor saída para quem procura uma carreira promissora e com rápida inserção no mercado de trabalho”, disse.
Vantagens da formação tecnológica
O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Câmpus de Araguaína da UFT, Rumeninng Abrantes dos Santos, mostra que o estudante tem a oportunidade de vivenciar a prática de seu futuro ambiente profissional. “O grande diferencial dos cursos tecnológicos é que eles aproximam o acadêmico o mais perto possível da sua realidade de trabalho”, pontuou.
O estudante de Gestão de Cooperativas, Gustavo Jacinto Silva Gonçalves, fala sobre a escolha do curso. “Quando estava decidindo a graduação, eu vi que a modalidade era uma opção rápida e abrangente, que poderia me proporcionar uma inserção no mercado de trabalho”, conta.
Mylla Kristyan Ferreira, estudante de Logística, comenta as vantagens da formação tecnológica. “É uma modalidade de curso mais concentrada, objetiva e que nos possibilita maiores oportunidades de ingressar no mercado de trabalho com uma formação”, ressalta.
Mylla fala sobre a importância de se pensar bem em qual carreira seguir. “Não é fácil escolher uma área de estudo. Mas, os frutos que colhemos advindos da formação como tecnólogo são gratificantes”, diz.
De acordo com o professor Warton da Silva Souza, as áreas tecnológicas são também procuradas por profissionais que já estão no mercado de trabalho e não possuem diploma superior. “Por serem mais curtos e mais focados na prática, podem ser uma boa opção para quem tem uma ideia definida de carreira”, frisa.
Redes Sociais