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Educação Ambiental, Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos

As ações voltadas para a sustentabilidade, conforme previsão legal, devem promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, de maneira a desenvolver uma cultura voltada para a sustentabilidade na sociedade.

No âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) a promoção dessas ações visam à inserção de critérios de sustentabilidade e economicidade nas atividades da administração pública, buscando desenvolver métodos que adotem os 5R’s da Agenda A3P (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar produtos que gerem impactos socioambientais), ou seja, voltados para a solução de problemas sociais e ambientais.

A educação das relações étnico-raciais refere-se a processos educativos que possibilitem à superação de preconceitos raciais, estimulando a vivência de práticas sociais livres de discriminação e contribuam para a compreensão da equidade social. Em virtude da marcante diversidade no ambiente universitário, as discussões acerca do papel da educação nas relações étnico-raciais são convergentes com aquela sobre educação e direitos humanos, pois apresentam as especificidades e reivindicações pelo exercício pleno de sua cidadania.

A UFT por meio da implantação de politicas de ações afirmativas busca não só garantir o acesso, mas também a permanência, constituindo-se de relevantes medidas para a implementação do direito a igualdade.

No que diz respeito a essas políticas estão sendo propostas para o período do PDI 2016-2020, as ações em consonância com o Plano de Logística Sustentável da UFT, tais como: projetar e espaços visando atender de forma adequada estação de tratamento de resíduos sólidos e químicos; estruturar os laboratórios existentes para fazer a segregação de resíduos; implantar projetos de arborização urbana e de recuperação de APP em todos os câmpus; realizar campanhas e eventos de conscientização em conjunto com os câmpus, visando melhorar a gestão e economia de água e energia elétrica; elaboração e busca de financiamento para a implantação de energia solar dos câmpus; Estruturar políticas afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial que permeie todos os programas ofertados; entre outras.

 

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