Docentes
Nome |
Lattes |
|
Área de interesse |
Alessandra Cristina Rigonato |
http://lattes.cnpq.br/6322195673368579 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Ensino de Literaturas em língua inglesa. Literatura Comparada. Teatro e ensino. Literatura e trauma cultural |
Ana Claudia Castiglioni |
http://lattes.cnpq.br/5000874598736048 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Lexicografia e ensino. Toponímia e ensino de língua. Terminologia em interface com o ensino. Dicionário escolar |
Ana Crélia Penha Dias |
http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 |
|
Estudos de literatura infantil e juvenil em língua portuguesa; Literatura e educação literária: caminhos de formação; A formação de professores de literatura: da educação básica ao ensino superior. Estudos críticos de literatura brasileira. |
Andrea Martins Lameirão Mateus |
http://lattes.cnpq.br/2879868233752204 |
|
Estética e recepção da literatura e das artes. Relação entre o aprendizado técnico da escrita criativa e a fruição artístico-literária. Desenvolvimento de atividades e projetos de escrita criativa em contextos de ensino. Problematizações do ensino de escrita ficcional na sala de aula de língua estrangeira. Uso de softwares em escrita criativa |
Ângela Francine Fuza |
http://lattes.cnpq.br/9621843478275996 |
|
Práticas de linguagem (leitura, escrita e análise linguística) em situação de ensino e aprendizagem, à luz da perspectiva sócio-histórica e dialógica de língua e linguagem. Formação do professor de língua materna pelo viés dos estudos dialógicos do Círculo de Bakhtin. |
Carlos Borges da Silva Júnior |
http://lattes.cnpq.br/5845026382218987 |
|
Gêneros do discurso no contexto de ensino aprendizagem (Gêneros jornalístico-midiáticos, e outros); Práticas discursivas e relações de poder em Língua e Literatura; Análise Crítica do Discurso; Letramento e Discurso; Texto e Escola (Leitura, Oralidade, Produção de textos e Análise Linguística/semiótica); Poder e identidade; Linguagem, Literatura e Escola: práticas de empoderamento social; Linguagem, Cultura e diferença; Ideologia e Mídia; Documentos Oficiais e BNCC no contexto de ensino de língua e literaturas vernáculas. |
Carlos Roberto Ludwig |
http://lattes.cnpq.br/5920210250667780 |
|
Literaturas de língua inglesa. Estudos de Língua Brasileira de Sinais, cultura e educação de surdos. Estudos de tradução e ensino. Ensino de Literatura. Ensino de Literatura, outras linguagens e adaptação. |
César Alessandro Sagrillo Figueiredo |
http://lattes.cnpq.br/2127722292747646 |
|
Regimes autoritários na literatura latino-americana e ensino; Literatura do testemunho: memória e ensino; Literatura, história e ensino |
Cícero da Silva |
http://lattes.cnpq.br/5585665868293431 |
|
Letramentos. Gêneros do discurso. Material didático. Práticas pedagógicas em Educação no Campo. |
Dernival Venâncio Ramos Júnior |
http://lattes.cnpq.br/9941464654933458 |
|
Ensino de língua e literatura na formação da comunidade nacional: Brasil, África e Caribe. Histórias de vida e formação de professores: discurso, identidade e memória. Escrita criativa. |
Edilaine Buin Barbosa |
http://lattes.cnpq.br/5566353304529422 |
|
Questões de ensino e multilinguismo. Estudos da Aquisição da Escrita. Letramentos e processos de inclusão. |
Eliane Cristina Testa |
http://lattes.cnpq.br/1380068536161923 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Poesia e Ensino. Poéticas Contemporâneas (ensino de literatura nas perspectivas das poéticas contemporâneas com ênfase na literatura e outras artes; nas abordagens interdisciplinares e no ensino de diferentes linguagens). Escola e leitura (com foco na formação dos sujeitos leitores). Letramento Literário (com ênfase no ensino de poesia e formação do leitor). Escrita criativa e Ensino. |
Elisa Borges Alcântara Alencar |
http://lattes.cnpq.br/7565497834655581 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Formação de professores de línguas, Letramento crítico e ensino de línguas, inglês como língua franca, ingleses mundiais, estudos decoloniais, abordagens críticas para o ensino de línguas, educação linguística, globalização, ensino/aprendizagem de línguas. |
Elizabete Barros de Sousa Lima |
http://lattes.cnpq.br/8558058216142715 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Literatura, mídias e outras artes. Literatura e Cultura. Literatura e decolonialidade. Literatura e ensino. Literatura e filosofia. |
Francisco Edviges Albuquerque |
http://lattes.cnpq.br/3112349741157945 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Educação indígena. Formação do professor de língua materna indígena. Práticas de leitura, escrita e análise linguística em contextos de formação de professores indígenas e não-indígenas. Letramento e alfabetização de grupos minoritários. Aquisição de linguagem. Bilinguismo e aquisição de segunda língua. Educação escolar bilíngue e intercultural |
Francisco Neto Pereira Pinto |
http://lattes.cnpq.br/4163741997960101 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Literatura, psicanálise e ensino. Formação de leitor literário. Leitura e subjetividade |
Janete Silva dos Santos |
http://lattes.cnpq.br/6646327752668783 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Discurso e formação inicial e continuada de professores. Discurso e ensino de gramática na educação básica. Práticas escolares de linguagem em material didático. Autoria em textos escolares e acadêmicos. Discursos sobre aulas remotas de língua portuguesa e gêneros digitais na pandemia de Covid-19. |
João de Deus Leite |
http://lattes.cnpq.br/8799618505666633 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Ensino e aprendizagem de línguas, arquivo e discurso. Discurso e Sujeito: possibilidades e limites na reflexão sobre ensino e aprendizagem |
Karylleila dos Santos Andrade |
http://lattes.cnpq.br/8224727509470953 |
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. |
Lexicologia e lexicografia; Estudos do léxico e Ensino. Onomástica, toponímia e interdisciplinaridade; Etnolinguística e Etnotoponímia com foco em populações tradicionais. |
Lúcia Maria de Assis |
http://lattes.cnpq.br/8169985059176655 |
|
Oralidade, escrita e ensino. Retextualizaçao de gêneros escritos e orais. Oralidade e escrita na literatura. Análise de textos orais. Linguística Textual. |
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira |
http://lattes.cnpq.br/2236589044106079 | Ensino de língua na perspectiva diacrônica. Análise e produção de material didático. Linguagem, memória e sentido em contextos de formação. Latim e ensino de língua portuguesa. | |
Luiza Helena Oliveira da Silva | http://lattes.cnpq.br/5064863441344644 | Semiótica discursiva e ensino de leitura. Semiótica e formação do leitor literário. Relações intersubjetivas em contextos de ensino. Narrativa e memória de professores. Multimodalidade/sincretismo e ensino. | |
Márcio Araújo de Melo | http://lattes.cnpq.br/8573022714268801 | Ensino e formação de professores de literatura de língua portuguesa (luso-afro-brasileira). Escolarização da literatura. História da disciplina Literatura. Políticas públicas de leitura. Letramento literário. | |
Maria José de Pinho | http://lattes.cnpq.br/7113857811427432 | Práticas pedagógicas do professor de língua e literatura. Criatividade; Teoria da Complexidade; Saberes docentes. Políticas educacionais para o ensino e formação do professor. | |
Raimundo Nonato de Pádua Câncio | http://lattes.cnpq.br/3719416176703621 | Linguagem, identidade e decolonialidade. Discurso e poder. Análise de Discurso Crítica (ADC). Educação Linguística e Decolonialidade. Educação Escolar Indígena. Formação do professor de língua portuguesa: contextos indígenas e não-indígenas. Educação escolar bilíngue e interculturalidade crítica. Territórios, espaços fronteiriços e práticas translíngues. | |
Selma Maria Abdalla Dias Barbosa | http://lattes.cnpq.br/3885079112744847 | Discurso, identidade, crenças e emoções na/e formação de professores. Desafios e perspectivas no processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. | |
Valéria da Silva Medeiros | http://lattes.cnpq.br/1398884199872018 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | Ensino de Teoria literária e literatura. Ensino de literaturas de língua inglesa. Políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca. Literatura popular e ensino (ênfase em romance policial, cordel e conto maravilhoso). Políticas para o livro, a leitura e a biblioteca. Educação prisional: literatura, gênero e remissão pela leitura. Literatura da natureza e ecoficção na escola. |
Vilma Nunes da Silva Fonseca | http://lattes.cnpq.br/4953966611442701 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | Linguística Sistêmico-Funcional aplicada aos estudos do texto e do discurso em contextos diversos. Análise do texto multimodal a partir da semiótica social. Estudos que versam sobre a avaliação na linguagem (Avaliatividade). Ensino de língua portuguesa em perspectiva funcionalista com ênfase nas práticas de linguagem (oralidade, leitura e escrita), na análise semântico-discursiva e na descrição linguística. Leitura e produção textual na abordagem sociossemiótica da Pedagogia de gêneros da Escola de Sydney. |
Wagner Rodrigues Silva | http://lattes.cnpq.br/6702374101936937 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | Estudos do Letramento. Estudos da alfabetização. Educação científica. Ensino de língua materna: materiais didáticos, diretrizes curriculares e formação de professores. |
Walace Rodrigues | http://lattes.cnpq.br/5195497710570480 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | Aspectos pedagógicos no ensino de literatura. Estudos culturais e literatura. História da arte e literatura. Antropologia da arte e ensino de literatura. |
Redes Sociais