Eixos de Atuação
Atender as demandas da sociedade, relacionadas a caracterização de amostras de água e efluentes por meio de análises físicas, físico-químicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas.
Realização de perícias e fornecimento de laudos técnicos em atendimento às normativas vigentes (Resolução 357/2005 (Brasil, 2005) e sua complementar 430/2011 (Brasil, 2011), e Portaria 888/2021 (ANVISA, 2021), inerente aos serviços requeridos.
Produzir e difundir os resultados resultantes das pesquisas científicas e tecnológicas geradas pelo Laboratório de Saneamento.
Atendimento ao público em espaços de ensino, ciência e tecnologia, e formação qualificação de pessoal.
Execução das Atividades
Etapas: 1 - Formação/capacitação Todos participantes da equipe do Laboratório de Saneamento Ambiental – LABSAN são capacitados para desenvolvimento das habilidades requeridas para a realização das análises físicas, físico-químicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas. Interpretação de resultados e emissão de laudos.
Procedimento para desenvolvimento da Etapa 1
i) Aprender os fundamentos teóricos referente aos parâmetros envolvidos;
ii) Conhecer os equipamentos, reagentes e vidrarias empregados nas análises;
iii) Aprender as técnicas e metodologias laboratoriais para realizara as análises físicas, físico-químicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas;
iv) Interpretar a normativa vigente e inerente aos serviços requeridos;
v) Elaborar laudos de resultados e,
vi) Realizar atendimento ao público externo.
Etapa 2 - Preparo do Laboratório
O preparo do Laboratório engloba ações como a limpeza e manutenção de bancadas, piso, armários e vidrarias, calibração dos equipamentos, preparo e controle de reagentes. Neste item destaca-se também a compra e manutenção dos equipamentos a serem empregados nas análises, bem como a compra de reagentes e vidrarias.
Etapa 3 - Cadastro de usuários e recepção de amostras Para execução das atividades do Laboratório de Saneamento-LABSAN se realiza um cadastro de usuários dos serviços prestados. O cadastro se dá por meio de um banco de dados em ambiente virtual, bem como o os serviços requeridos pelos usuários. Se realiza também o cadastro da amostra, ou seja, as informações relativas a origem e características dessa. Por último, são elaborados os orçamentos referente a requisição realizada.
Etapa 4 - Solicitação de Notas ficais e boletos A partir do momento que os requerimentos são estabelecidos, encaminha-se a solicitação de emissão de notas fiscais e boletos, para pagamento do serviço prestado. O serviço de emissão de notas fiscais e boletos são realizados pela FAPTO (Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins).
Etapa 5 - Emissão de laudos Finalizando os procedimentos listados nos itens 2, 3 e 4 são elaborados os laudos e enviados aos requerentes do serviço.
Redes Sociais