Projetos
Projeto: Monitoramento Remoto das Captações do Rio Javaés (2020 – 2021)
- Objeto: Execução do projeto de pesquisa “Monitoramento Remoto das Captações no Rio Javaés”, que trata do desenvolvimento, implantação e gerenciamento de um sistema de monitoramento remoto das captações superficiais dos empreendimentos de irrigação outorgados no Rio Javaés.
- Equipe: Felipe de Azevedo Marques (Coordenador Geral); Ary Henrique Morais de Oliveira (Coordenador Técnico); Humberto Xavier de Araújo (Especialista em Telemetria); Fernan Enrique Vergara (Especialista em Gestão de Recursos Hídricos); Glenda Michele Botelho (Analista de Sistemas); Thaylon Guedes dos Santos (Desenvolvedor); Marcelo Freitas (Especialista em Engenharia Elétrica).
- Instrumento: Termo de Execução Decentralizada (TED).
- Parceria: Agência Nacional de Águas (ANA); Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software (LBDES); Instituto de Atenção às Cidades (IAC).
Projeto: Produção de Equipamentos de Proteção Individual para as equipes de saúde do estado do Tocantins que atuam no enfrentamento da COVID-19.
- Objeto: Produção de protetores faciais e desenvolvimento de novos protótipos de EPIs para atendimento as equipes de saúde atuantes no combate a COVID-19.
- Instrumento: Acordo de Cooperação Técnica
- Parceria: Ministério Público do Trabalho (Araguaína/Tocantins), Ministério Público Federal do Estado do Tocantins; Justiça Federal do Estado do Tocantins
- Equipe: Warley Gramacho da Silva (Coordenador), Glêndara Aparecida de Souza Martins (Colaboradora), Raphael Sanzio Pimenta (Colaborador), Maria Santana Ferreira dos Santos (Colaboradora), Ary Henrique de Oliveira Morais (Colaborador), Deocleci dos Santos Dias (Estagiário), Nilson Flávio Gomes Coelho (Bolsista), Jéssica Romero (Bolsista), Denilson Santos Sobrinho Júnior (Bolsista), André Pereira dos Santos (Bolsista).
Projeto: Revisão de Outorgas e Regras de Operação (2019 – 2020)
- Objeto: Revisão das outorgas de captação superficial para fins de irrigação na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e estabelecer regras de operação para assegurar o uso múltiplo dos recursos hídricos em consonância com a disponibilidade hídrica natural dos cursos d’água.
- Equipe: Felipe de Azevedo Marques (Coordenador Geral); Humberto Xavier de Araújo (Gerente de Projeto); Ary Henrique Morais de Oliveira (Especialista em Tecnologia da Informação); Fernan Enrique Vergara (Especialista em Gestão de Recursos Hídricos); Thaylon Guedes dos Santos (Desenvolvedor); Marcelo Freitas (Especialista em Engenharia Elétrica); Mateus Sousa Silva (Estagiário da área de Computação); Rafael Costa (Estagiário da área de Computação); Luan Alencar Milhomem (Estagiário da área de Engenharia Civil).
- Instrumento: Convênio.
- Parceria: Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST).
Projeto: Manutenção e Integração do SAD-Outorga: Sistema de Apoio à Decisão para Outorga de Direito de Uso (2018 – 2019)
- Objeto: Manutenção evolutiva do SAD-Outorga e integração com o SIGA/Naturatins, CNARH/ANA e GAN/UFT, mantendo as funcionalidades dos sistemas, a fim de garantir a redução do tempo de análise dos pedidos de outorga e a inserção do Estado do Tocantins no CNARH para a padronização das informações sobre a outorga em nível estadual e federal.
- Equipe: Felipe de Azevedo Marques (Coordenador Geral); Ary Henrique Morais de Oliveira (Coordenador Técnico); Humberto Xavier de Araújo (Gerente de Projeto); Fernan Enrique Vergara (Especialista em Gestão de Recursos Hídricos); Glenda Michele Botelho (Analista de Sistemas); Thaylon Guedes dos Santos (Desenvolvedor); Marcelo Freitas (Assistente Administrativo); Mateus Sousa Silva (Estagiário da área de Computação); Denilson Santos Sobrinho Júnior (Estagiário da área de Computação); João Celino Gualberto Pereira (Estagiário da área de Computação); Luan Alencar Milhomem (Estagiário da área de Engenharia Civil).
- Instrumento: Convênio.
- Parceria: Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST).
Projeto: Cadastro Territorial Multifinalitário de Ponte Alta do Tocantins (2017 – 2018)
- Objeto: Elaboração do Cadastro Territorial Multifinalitário de Ponte Alta do Tocantins que é um trabalho de avaliação, cadastro e sistematização de dados que tem por objetivo munir a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins da Planta Genérica de Valores (PGV) com informações objetivas e de fácil compreensão para auxiliar o município na justa arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial – IPTU.
- Equipe: Fernan Enrique Vergara (Coordenador Geral); Roberta Mara de Oliveira Vergara (Coordenadora Técnica); Lorena Geizy Carvalho de Jesus (Especialista em Cadastro Territorial Multifinalitário); Ary Henrique Morais de Oliveira (Especialista em Tecnologia da Informação); Bárbara Machado Castro (Estagiária da área de Engenharia Civil); Christian Matias Miranda (Estagiário da área de Engenharia Civil); Luan Felipe Rodrigues da Luz (Estagiário da área de Engenharia Civil); Pedro da Silva Aguiar Neto (Estagiário da área de Engenharia Civil); Bruno Vinícius de Sá (Estagiário da área de Computação).
- Instrumento: Convênio.
- Parceria: Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins.
Projeto: Desenvolvimento de Abordagens de Tecnologia da Informação Aplicada ao Contexto da Hanseníase no Tocantins
- Objeto: Sistema de informação geográfica (GIS Service) sobre casos de hanseníase, inicialmente no município de PalmasTO para ser ampliado a todo estado do Tocantins, através de perfis individuais de características de pacientes, famílias, domicílio, localidade, tratamento, risco de contágio, supervisão, diagnósticos e doenças pontuados no mapa aplicando o processo de descoberta de conhecimento nos dados do SINANTO, com a finalidade de reconhecer padrões, predizer cenários, extrair regras de associações e realizar inferências matemáticas e estatísticas, através da aplicação de algoritmos específicos contidos no software WEKA (Waikato Environment for Knowledge Analysis.
- Equipe: Glenda Michele Botelho, Ary Henrique Morais de Oliveira, Warley Gramacho da Silva
- Instrumento: Contrato
- Parceria: Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (FAPT); Ministério da Saúde (MS).
Projeto: Mapeamento da Biodiversidade do Estado do Tocantins (2017 – 2020)
- Objeto: Melhoria da infraestrutura e a modernização das Coleções Biológicas da UFT e o mapeamento dessa biodiversidade através da análise computacional dos dados catalogados e de imagens áreas obtidas pelo uso de drones e satélites no Estado do Tocantins, com ênfase na região da Amazônia Legal, como forma de garantir a possibilidade de sua contribuição na ampliação do conhecimento, a conservação e o uso sustentável dos componentes da biodiversidade brasileira bem como contribuir para subsidiar políticas públicas voltadas para a conservação da biodiversidade de nosso país em conformidade com as Diretrizes do Componente 02 da Política Nacional da Biodiversidade - Conservação da Biodiversidade.
- Equipe: Glenda Michele Botelho (coordenadora); Ary Henrique Morais de Oliveira; ADRIANA MALVÁSIO; Cristiane Martins Coelho; Elaynne Dos Santos Almeida; Francisca Maria Pinheiro De Sousa; Juliana Fonseca Moreira Da Silva; Raphael Sanzio Pimenta; Renato Torres Pinheiro; Thiago Nilton Alves Pereira; Paula Benevides.
- Instrumento: Contrato.
- Parceria: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Projeto: Diagnóstico e Monitoramento da Situação dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso (2017 – 2017)
- Objeto: Diagnóstico e Monitoramento da Situação dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso.
- Equipe: Felipe de Azevedo Marques (Coordenador Geral); Ary Henrique Morais de Oliveira (Especialista em Tecnologia da Informação); Fernan Enrique Vergara (Especialista em Gestão de Recursos Hídricos); Thaylon Guedes dos Santos (Desenvolvedor); Marcelo Freitas (Especialista em Engenharia Elétrica); Felipe Reis Macedo Barbosa (Estagiário da área de Computação); Thiago Castanheira Retes (Estagiário da área de Computação).
- Instrumento: Contrato.
- Parceria: Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST) e Associação de Produtores Rurais do Vale do Rio Urubu (AVAU).
Redes Sociais