Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MEC libera 15 milhões de reais em recursos para retomadas de obras paralisadas na UFT
Início do conteúdo da página

MEC libera 15 milhões de reais em recursos para retomadas de obras paralisadas na UFT

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 13h43 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou ato que libera recursos na ordem de 15 milhões de reais para a retomada de obras paralisadas na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O ato foi assinado na manhã desta segunda-feira (25) em reunião no Palácio do Araguaia.

Do valor total, 10 milhões são para a continuidade de obras de salas de aula e laboratórios nos câmpus de Arraias, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis. Enquanto 5 milhões são para despesas de custeio da UFT. Estes valores são o investimento inicial para a retomada dessas obras que estão paralisadas desde o ano passado.

A reitora Isabel Auler destacou que a UFT tem uma contribuição significativa para a formação de profissionais no Tocantins com a oferta de 64 cursos de graduação, sobretudo nas áreas de formação de professores, profissionais de saúde e áreas ligadas ao meio ambiente.

Isabel também explicou que a conclusão das obras representa a consolidação estrutural de novos cursos da UFT. “As obras reiniciadas são prioritárias nestes câmpus porque são aqueles que tiveram novos cursos implantados em 2014”.

O ministro afirmou que o Ministério da Educação (MEC) tem agido para que as universidades retomem atividades paralisadas e elogiou o modelo descentralizado da UFT pelo acesso à universidade. “Com a descentralização da universidade, os câmpus ficam mais próximos de outras cidades e com isso facilitam o acesso dos jovens à educação universitária”.


Hospital Universitário de Palmas
O ministro acrescentou que o Hospital Universitário de Palmas é uma demanda da UFT discutida no MEC. Segundo a reitora, há expectativa de que o processo licitatório para a obra se inicie até o fim do ano. Para isso, a UFT aguarda a liberação do repasse do governo federal no valor de 8 milhões de reais para o início das obras. O valor está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2016. A previsão total de gastos para a construção do Hospital é de 160 milhões de reais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página