Confira a retrospectiva do Câmpus de Porto Nacional em 2023
Mais um semestre está chegando ao fim. Por isso, relembre as principais ações e realizações que marcaram o Câmpus de Porto Nacional, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), este ano!
Ações da Direção do Câmpus
- O retorno dos acadêmicos à Casa do Estudante interna que, após um incêndio acidental, ficou um ano em reforma.
- Aquisição da Casa do Estudante externa que, após anos de negociação e luta, passou a fazer parte do patrimônio da UFT. O desafio, agora, é estabelecer um projeto para a Casa e realizar a reforma estrutural.
- Citado no ranking da Public Library of Science (PLOS), o professor Fernando Pelicice foi indicado como um dos cientistas mais influentes do mundo em sua área de atuação: a ecologia e a conservação de peixes de água doce.
- Execução do projeto piloto de Acolhimento e Permanência de Estudantes Indígenas e Quilombolas, financiado pela UFT, com a execução de ações voltadas para esses estudantes.
- Promoção do evento Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte (GellNorte), que promoveu o encontro em Porto Nacional, com a presença de pesquisadores de várias partes do Brasil.
- O encontro de servidores docentes, técnicos e terceirizados, além de estudantes e servidores aposentados homenageados, em um momento de gratidão e afeto, no evento de comemoração dos 20 anos da UFT, promovido no Câmpus, pela Comissão de Eventos.
- Momento de descontração e comunhão da comunidade, que marcou o retorno da festa junina em frente à UFT/Centro, em parceria com a Prefeitura Municipal.
- Visitas guiadas a coleções, núcleos e laboratórios do Câmpus, por meio da organização da Comissão de Visitação, em que foram recebidas mais de 20 escolas de Porto Nacional e região, com um total de mais de 1.000 estudantes visitantes.
- Cursos de Ciências Biológicas (5 estrelas), Ciências Sociais e História (4 estrelas) e Letras (3 estrelas) foram citados no Guia do Estadão, o que demonstra a qualidade do ensino ofertado no Câmpus.
- Participação dos servidores e estudantes na comunidade portuense, com a ampla utilização do auditório do Cepec por parte da sociedade. Também, a participação da Direção em diversos eventos e comitês do município.
Cursos de Geografia
- Semana Integrada de Geografia 2023, realizada nos dias 21, 22 e 25 de novembro de 2023;
- Enanpege 2023;
- Reformulação no trabalho dos PPCs de Curso;
- Participação especial do Programa de Extensão Universitária: Roteiro Geo-Turístico na 15° edição do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege), entre os dias 09 e 13 de outubro de 2023, que atendeu aproximadamente 300 congressistas de diversos municípios e estados brasileiros;
- Participação do Programa de Extensão Universitária: Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional na 23ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins);
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) participam do I Fórum de Museu de Araguaína;
- Participação de estudantes do Câmpus de Porto Nacional na aula de campo em Lajeado (TO);
- Ciclo de Atividades do Programa de Inovação Pedagógica em Geografia, do projeto Nós Propomos – 2023, em ações compostas por uma Conferência Internacional, intitulada "Geografia e Formação Cidadã: diálogos contemporâneos"; uma palestra intitulada "Tornar-se...ser professor de Geografia: Identidade(s) em movimento"; um minicurso intitulado "Introdução à Plataforma Canva"; e a palestra "Por uma geografia que fale de gente: aspectos da profissão docente para além da sala de aula";
- Além dessas ações, o projeto Nós Propomos! atua em parceria com escolas do campo de Porto Nacional, realizando palestras, ações e trabalhos com os estudantes escolares.
Curso de História
- Participação no evento Expo Profissões, realizado no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, em 02 de junho de 2023;
- Publicações semestrais na Revista Antígona, em que a última edição obteve colaboração internacional;
- Realização do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos dias 28 e 29 de junho, com a apresentação de trabalhos dos estágios supervisionados, Residência Pedagógica, Pibid, Pibic e TCC;
- Retomada das atividades no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), com a coordenação do professor George Leonardo Seabra Coelho, a partir de maio deste ano. O Núcleo organizou uma programação para a semana da Consciência Negra, de 20 a 22 de novembro.
Curso de Ciências Sociais
- O Acervo Povos Indígenas no Tocantins realizou a exposição Olhar, escutar, tocar, ocorrida em outubro, com atividades em quatro escolas de ensino médio de Palmas e Porto Nacional, com público visitante de aproximadamente 600 pessoas.
- Realização do VI Seminário Acadêmico Indígena, em 31 de maio, organizado pelos estudantes indígenas do grupo Pet Conectando Conhecimentos, com o apoio do Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai) e do curso de Ciências Sociais. O evento trouxe, aproximadamente, 300 estudantes da rede de ensino de Porto Nacional ao Câmpus, além de alunos indígenas do Centro de Ensino Médio Xerente.
- Ações desenvolvidas pelo Projeto de Inovação Pedagógica de Ciências Sociais (Porto Nacional).
- A coordenação e monitoria do PIIP CS gerenciaram a página do Instagram do curso de Ciências Sociais, produzindo conteúdos e divulgações diversas. Além disso, organizou e executou oficinas com certificação nos meses de setembro, outubro e novembro.
- O PIP de Ciências Sociais também atua e colabora junto à produção e implementação da disciplina do Encontro dos Saberes Capoeira e da Semana da Consciência Negra, no campus de Porto Nacional.
Curso de Ciências Biológicas
- Comemoração de 30 anos de criação do curso;
- Participação e divulgação do curso em Escolas da Rede Estadual de Porto Nacional;
- Realização da Semana Acadêmica Integrada de Biologia e Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBEC)
- Viagem de Campo para Itacaré, na Bahia;
- Ações de extensão em diferentes níveis (cursos e projetos de extensão).
Redes Sociais