Tecnologias na área da educação para profissionais da saúde são discutidas em publicação da Editora
Para aprofundar sobre a produção e construção de tecnologias na área da educação permanente dos profissionais de saúde da Atenção Primária e com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Serviço único de Saúde (SUS), a EdUFT junto a outros cinco professores da UFT lançaram o Caderno de Apoio Curso de Formação para a gestão do Programa Academia da Saúde.
A obra foi escrita como resultado das oficinas realizadas no processo de formação para os profissionais do Programa Academia da Saúde no estado. A organização foi motivada pela inovação do trabalho realizado e pelos ótimos resultados produzidos em relação à formação para implementação do Programa. Produzindo inovação tecnológica direcionada à promoção da saúde no SUS.
O caderno de apoio contou com o envolvimento de professores UFT (Caroline Roberta Freitas Pires, Clemilson Antônio da Silva, Eduardo José Cezari, Leila Rute Gurgel do Amaral e Marta Azevedo dos Santos), oriundos de diversos cursos da UFT, como Nutrição, Medicina e Pedagogia, o que identifica seu caráter interdisciplinar e multiprofissional. Além das autoras, participam da publicação Gabriela de Campos Mendes, Giovana Falcão e Gilmara Apolinário Reis, que no período de produção eram mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). Os profissionais envolvidos na escrita foram: Werley Teixeira Reynaldo, da UFT; Danielle Keylla Alencar Cruz, MS e Flávia de Souza Oliveira, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
A obra tem pesquisadores do grupo de pesquisa Promoção e Educação em Saúde da UFT. O projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de construir conhecimentos no campo da implementação de pesquisas no Serviço Único de Saúde (SUS), com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e as secretarias municipais de saúde do Estado do Tocantins.
"Além de referenciar o trabalho desenvolvido por pesquisadores da instituição, a publicação vinculada à editora da UFT, contribui para o fortalecimento de expertise dos profissionais vinculados à publicação no tema da implantação de programas na atenção primária à saúde. Para a comunidade acadêmica, isto significa produção e socialização de conhecimento, reconhecimento dos pares e possibilidades de construção de projetos conjuntos para fortalecer a pesquisa na área em nosso estado", explicou Marta Azevedo, umas das organizadoras da obra.
Para conferir na íntegra a publicação acesse o link abaixo:
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