Evento na UFT debate Fake News e combate à desinformação
Refletir a influência das fake news na atualidade, sua judicialização e atuação nos processos eleitorais recentes. Esses são os principais objetivos do evento “Da checagem à judicialização: como combater a desinformação?”, que será realizado no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no próximo dia 30 de novembro, às 19h. O evento é uma iniciativa curso de Jornalismo da UFT e conta com a participação da CEO da Agência Lupa, Natália Leal, da jornalista e pesquisadora do tema, Glês Nascimento e o juiz de direito José Ribamar Mendes Junior.
Em atuação desde 2015, a Agência Lupa é a principal agência de notícias especializada em fact-checking (checagem de fatos) do Brasil. Além de disseminar informações apuradas, verificando o que se espalha pelas redes sociais ou em pronunciamentos, debates e entrevistas, muito comuns em períodos eleitorais, a Lupa também trabalha com Educação. “Temos um projeto, o ‘Lupa Educação’, que oferece oficinas e treinamentos em escolas, universidades e até empresas. Por isso é tão importante participar de eventos como esse em ambientes universitários em todo o país”, revela Natália Leal, diretora-executiva da Lupa.
O professor Marco Túlio Câmara, organizador do evento, comenta sobre a importância de discutir o tema não só entre os futuros jornalistas, mas para toda a sociedade. “Não é de hoje que convivemos com tanta desinformação e isso ditou períodos eleitorais e a rotina jornalística. Mais que isso, impactou na vida de todo mundo. Por isso é importante levarmos essa discussão para além do curso de jornalismo, mas no ambiente universitário e da sociedade em geral”, disserta o professor do curso de Jornalismo da UFT.
A iniciativa é parte do encerramento do semestre do curso de Jornalismo da UFT, aberto ao público. O evento vai ser realizado no auditório do prédio da Reitoria no Câmpus de Palmas da UFT, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Redes Sociais