Câmpus de Gurupi amplia espaços do projeto Agrofloresta Sustentável
O Câmpus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ampliou os espaços destinados ao projeto multidisciplinar Agrofloresta Sustentável, que é desenvolvido com acadêmicos, professores e técnicos da unidade, como espaço de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema.
Segundo a professora Ana Cláudia, uma das responsáveis pelo projeto, após a pandemia a equipe resolveu revitalizar e ampliar as atividades, de modo que o local passa a ter uma horta agroflorestal; um pomar com frutíferas diversas; uma horta de plantas medicinais; uma horta de Pancs (plantas alimentícias não convencionais); além de uma barreira com sansão-do-campo.
O diretor da unidade, professor Rodrigo Tavares, esclarece que manter o ambiente dento da Universidade serve aos cursos e programas de graduação e pós-graduação em estudos e investigações sobre a convivência de espécies agrícolas já consolidadas, hortaliças, arbustos e as árvores. "Além disso queremos fomentar a prática em nossa região, pois o produtor pode combinar seus plantios com árvores de diversos tamanhos, e alcançar bons resultados em suas propriedades", cita Tavares.
Redes Sociais