Grupos de Pesquisa participam de Monitoramento Global dos Media (GMMP) 2020
O grupo de pesquisa Comunicação, Direitos e Igualdade (CODiG) e grupo de pesquisa em Jornalismo e Multimídia (NEPJOR), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), liderados respectivamente pelas professoras Cynthia Miranda e Liana Vidigal, participaram do Projeto de Monitoramento Global dos Media (GMMP) 2020. O site da pesquisa pode ser consultado no link: http://whomakesthenews.org/gmmp.
O Global Media Monitoring Project é o maior e mais longo estudo longitudinal sobre gênero na mídia mundial. É também a maior iniciativa de advocacy do mundo para mudar a representação das mulheres na mídia. É único no envolvimento de participantes que vão desde organizações comunitárias de base a estudantes universitários e pesquisadores a profissionais de mídia, os quais participam voluntariamente.
A professora Cynthia Miranda foi a coordenadora da equipe local e contou com a participação de integrantes dos dois grupos. No Brasil foram 12 equipes locais distribuídas entre as várias regiões brasileiras e a coordenação nacional das equipes brasileiras ficou a cargo da pesquisadora Elizângela Carvalho.
É a primeira vez que o Brasil participa da pesquisa. A pesquisa é realizada a cada 5 anos, sua primeira edição ocorreu em 1995 e depois foi aplicada nos anos de 2000, 2005, 2010 e 2015. A última edição da pesquisa, em 2015, englobou 114 países.
(Com informações da Coordenação do PPGCOM/UFT)
Redes Sociais