Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto oferta ações de qualidade de vida e melhoria da saúde do servidor no período de pandemia e pós-pandemia
Início do conteúdo da página
Transpor

Projeto oferta ações de qualidade de vida e melhoria da saúde do servidor no período de pandemia e pós-pandemia

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 10h08 | Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 19h46

Com o objetivo de ofertar ações que promovam qualidade de vida e melhoria da saúde do servidor, no período de pandemia e pós-pandemia decorrente do Coronavírus, a Coordenação de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho vinculadoa à Diretoria de Gestão de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realiza o Projeto “Transpor: Reconstruindo qualidade de vida e saúde em meio à pandemia”. 

Visando à qualidade de vida e bem estar dos servidores da UFT e desta maneira mitigar os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), serão ofertados por meio do projeto aos servidores da UFT a possibilidade de ter acesso a conteúdos, oficina(s), apoio psicológico, cartilha(s) e correlatos, com materiais estratégicos para o contexto atual da pandemia, com vistas a alcançar o objetivo principal do projeto. Serão trabalhados conteúdos como: cuidados com a saúde de forma integrada, incluindo dicas sobre saúde mental e física, dicas de nutrição/hábitos alimentares na pandemia; ergonomia no home office; prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas; dicas para trabalho remoto; bem-estar em meio ao isolamento social; oficinas de música, poesia, literatura, que irão explorar a ressignificação do trabalho e do cotidiano em tempos da Covid-19, oferecendo estes meios de expressão para transcendermos as fronteiras materiais ou simbólicas percebidas neste momento de recolhimento e pandemia. Os conteúdos serão disponibilizados no formato de cards, flyer’s virtuais, oficinas on line, cartilhas, atendimento virtuais.

Dentro deste projeto já estão sendo realizadas algumas ações com o envio de infográficos semanais com dicas de saúde mental e o Projeto "Reelaborando o desamparo frente à pandemia" que objetiva ouvir e acolher a demanda de servidores durante o período de distanciamento social, como forma de acolhimento a possíveis angústias frente à este momento delicado.

O caráter excepcional do Projeto justifica-se pelo contexto em que estamos inseridos, no qual vivemos uma pandemia causada pelo novo coronavírus.  A COVID-19 é uma doença que vem acometendo milhares de pessoas no mundo, dessa forma, o medo, a insegurança e diversos outros fatores têm impactado a saúde dos servidores de forma integrada, causando o adoecimento, Assim, o grande desafio deste projeto é colaborar com a melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar do servidor neste período de crise.

Desta maneira, a proposta é que a instituição disponha de seus aparatos para auxiliar seus colaboradores a viver e reelaborar esse processo de adaptação frente à pandemia. Também refugia-se na ideia de que a adaptação aconteça de forma salutar, menos dolorosa e doentia possível partindo sempre do pressuposto da importância da qualidade de vida do servidor em todas as esferas de sua vida, em especial, no contexto do trabalho

Oficina
Dentro das ações do Projeto, cabe destacar que estão abertas as inscrições para participação na oficina "A música e suas dimensões cotidianas: entrecruzamentos do Trabalho, Família e a Escuta de si" por meio do link aqui.

A oficina é uma ação voltada para promoção da qualidade de vida e saúde neste período de pandemia. O objetivo da oficina é a ampliação da consciência musical acerca dos elementos musicais presentes no cotidiano humano e seus diferentes usos, como forma de refletir sobre os entrecruzamentos das funções sociais e as possibilidades pedagógicas da música no cotidiano em tempos da Covid-19.

A ação se justifica pela necessidade premente de um investimento em “si”, por meio da ressignificação do trabalho e do cotidiano em tempos da CovidID-19. Não por meio da ampliação do arcabouço teórico, mas pelo mergulho em novas experiências, sinestésicas, de diálogos aprofundados e partilha dos “diferentes” ser e estar diante da música. Por isto, trazemos a música como amálgama neste processo reflexivo de diferentes maneiras de reelaborar os processos de trabalho entre os servidores da UFT.

Na oficina será trabalhada a música como ressignificação, isto porque ela permite um diálogo aproximado com as outras linguagens, construindo assim o enlace das cenas cotidianas pela arte. Ainda, serão exploradas competências importantes para o momento de pandemia, tais como: autodesenvolvimento, adaptabilidade, motivação, equilíbrio emocional, pensamento crítico e criatividade.

registrado em:
marcador(es): Progedep
Fim do conteúdo da página