Webconferências usadas em bancas de professores na UFT geram economia
O uso do sistema de webconferências para as bancas de professores titulares na Universidade Federal do Tocantins gerou, este ano, uma economia de mais de R$ 37 mil para a UFT. É que para esta modalidade de banca é necessária a participação de docentes externos e dependendo da localidade do participante, só com deslocamento o gasto pode chegar a mais de R$ 3 mil, acrescidos a esse valor o gasto com diárias.
Segundo a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Elisabeth Aparecida Corrêa Menezes, a medida tem recebido a aprovação dos docentes participantes não apenas da própria UFT, mas também das outras Ifes. "Com apoio de nossa Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) pudemos, até agora, fazer mais de oito bancas utilizando o sistema webconf (webconferências). Isso proporciona, além da economia de recursos, comodidade e tranquilidade tanto para o professor que postula a titularidade quanto para os docentes avaliadores".
Para a professora Adriana Malvásio, uma das docentes que participou do processo, a organização e a clareza das orientações repassadas quanto à banca foram muito positivas. "A própria comissão (Comissão de Avaliação e Validação - CAV) entra em contato com os possíveis professores da banca e isso ajuda muito; a defesa do memorial feita por meio de webconferência facilita muito, com bom áudio e vídeo de qualidade, além de economizar recurso em tempo de crise", pontua a docente, que é do colegiado de Engenharia Ambiental.
A professora Temis Parente, que foi uma das primeiras a ter a banca para professor titular realizada nesta modalidade, frisou que apesar de sentir falta da presença física das pessoas e da ocorrência de falhas na recepção para um dos docentes da banca, tudo ocorreu dentro da normalidade. "Foi uma boa saída encontrada tendo em vista a escassez de recursos por que passa a Universidade", ponderou a docente, que é vinculada ao colegiado de História, Câmpus de Porto Nacional.
Demanda crescente
O superintendente de Tecnologia da Informação, Juliano Rios, destaca que o uso de webconferências tem aumentado muito e prevê busca ainda maior a partir deste ano. "Tanto pela agilidade que o sistema possibilita quanto pela economia de recursos. Hoje é possível, por exemplo, proporcionar até mesmo emergencialmente que pontos muito distantes se conectem pela internet".
Segundo o superintendente, como o sistema vai se aprimorando tecnologicamente, eventuais falhas ainda podem ocorrer, mas serão a cada dia mais raras e dependerão cada vez mais da tecnologia utilizada no ponto final do processo (que pode ocorrer por meio de notebooks, desktops e até mesmo celulares).
A pró-reitora Elisabeth destaca que o sistema de webconferências também está sendo utilizado para repassar alinhamentos relacionados às novas normativas dos ministérios e que afetam o trabalho da Pró-Reitoria e os setores de Recursos Humanos dos sete câmpus: "Transmitimos online e simultaneamente as orientações, permitindo assim que o conhecimento seja nivelado para todos, ao mesmo tempo", frisa.
Redes Sociais