Dia do Servidor Público: agentes de transformação de vidas
O Dia do Servidor é comemorado em 28 de outubro, pois foi nessa data, no ano de 1939, que foi publicado o documento que regulamentou o trabalho do funcionalismo público. Tratava-se do decreto 1.713/39. Em 1943, o presidente Getúlio Vargas decretou a data como feriado do Dia do Funcionário Público.
Para atender cerca de 20 mil estudantes de graduação e pós-graduação em seus sete câmpus, a UFT tem um total de 1.104 professores, 870 técnico-administrativos e 343 servidores terceirizados.
Valney é Relações Públicas na Universidade Federal do Tocantins e está lotado na Reitoria (Foto: Daniel dos Santos/Sucom-UFT)
“Ser um agente de transformação de vidas”
O profissional em Relações Públicas da UFT, Valney Valdevino, tem 32 anos e entrou para a carreira pública há dois anos. “A posse foi em uma data simbólica porque foi no mesmo dia do aniversário do meu pai. Eu não pude estar com ele. Foi uma das primeiras decisões que tive de tomar”.
Valney explica que trabalhar na Universidade é bem desafiador. “Nós formamos profissionais e temos pessoas com variados perfis sócio-econômicos. Desde pessoas com alto grau de vulnerabilidade a outras com boas condições financeiras estudando no mesmo ambiente. É um ambiente plural, onde há possibilidade de exercer a cidadania de fato”.
Ele ainda explica que ser servidor público é ser um agente de transformação de vidas. “É uma função muito nobre: entregar o seu saber para ajudar a engrenagem do serviço público rodar e entregar um serviço público de qualidade, podendo contribuir para a transformação de um estado e até de uma região”.
O valor do serviço público prestado em uma universidade é fácil de mensurar na vida de Valney. “Fui um dos primeiros da minha família a estudar em uma universidade pública, na UFPB, e foi a universidade que me deu a possibilidade de mudança de vida. Então trabalhar aqui é uma forma de devolver para a sociedade aquilo com que fui agraciado, dessa vez parte de um todo maior que é a instituição”.
João Batista é professor no Câmpus da UFT em Tocantinópolis (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
"Feliz pelos meus pupilos!"
No Câmpus de Tocantinópolis, o professor do curso de Ciências Sociais, João Batista de Jesus Félix, é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), de 1988 a 1994, com mestrado, de 1995 a 1999 e doutorado, de 2000 a 2006, em Antropologia Social, tudo pela Universidade de São Paulo (USP).
Ele relembra o começo de suas atividades como professor, em 1995, em um cursinho pré-universitário, criado por alunos de graduação e de pós-graduação de vários cursos da USP, denominado cursinho Paulo Freire. “Eu assumi esta atividade docente quando percebi que podia contribuir para o aumento de ingressantes de escolas públicas de São Paulo nos cursos da USP, conseguimos que, pelo menos, quatro de nossas estudantes deste projeto chegassem ao doutorado”.
Além da sala de aula, uma importante atividade de João Batista é a extensão. O projeto Cineclube coordenado por ele, com exibições temáticas e debates, ocorre há mais de dez anos no Câmpus de Tocantinópolis e chegou a 300 edições neste ano. “Sempre procurei dar o máximo de minha contribuição, participando de projetos e organizando palestras e programando filmes. Hoje fico bastante gratificado sabendo que meus alunos conseguiram grande sucessos em suas vidas”.
Professor da UFT em Tocantinópolis desde 2007, João Batista afirma que a grande contribuição de um docente é conseguir desenvolver em seus discentes uma visão crítica do mundo. “Que ele consiga ser cada vez mais um cidadão cônscio de seus deveres e direitos. Como professor, meu maior objetivo é contribuir para o desenvolvimento de meus pupilos e minhas pupilas. Nada me deixa mais feliz do que ver as vitórias deles”.
Programação
Confira, abaixo, como será a programação da Semana do Servidor em cada câmpus da UFT.
Câmpus de Araguaína29 de outubro:
Dia 30 de outubro:
De 29 de outubro a 01 de novembro:
|
Câmpus de Arraias29 de outubro:
|
Câmpus de Gurupi30 de outubro:
|
Câmpus de MiracemaTema: Ressignificar o trabalho 29 de outubro: Às 14h, no auditório do Câmpus - Roda de Conversa – Felicidade no Trabalho (Prof. Ladislau) 30 de outubro: Às 7h30, no hall - Circuito Saúde (Secretaria Municipal de Saúde) e aferição de pressão; glicemia em jejum; ginástica laboral 31 de outubro: Às 7h - Pedalada (Educação Física) - Percurso (Ponto de Apoio à Unidade I do Câmpus de Miracema) 01 de novembro: Às 12h, na AABB - Almoço - Participação dos servidores |
Câmpus de Palmas e Reitoria
29/10 – Estação Acolhimento
30/10 – Estação Saúde
31/10 – Estação Talentos
01/11 – Estação Movimento
|
Câmpus de TocantinópolisEstação Acolhimento
Estação Saúde
Estação Movimento
Estação Talentos
|
Redes Sociais