Reunião discute novo modelo de prestação de contas da UFT
Com a participação de representantes de setores da gestão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ocorreu na última sexta-feira (23), no Bloco A (Câmpus de Palmas), uma reunião de orientação sobre os procedimentos a serem tomados na elaboração do Relatório de Gestão do exercício de 2018 e ressaltar a importância do novo modelo de prestação de contas solicitado pelo Tribunal de Contas da União.
Segundo informe da Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap), durante o encontro foram repassadas instruções gerais para o plano de trabalho visando a construção do Relatório, além de serem discutidos tópicos relacionados com a portaria que rege a referida confecção do documento e também sobre a responsabilidade dos gestores no processo de prestação de contas.
Participaram da reunião, encabeçada pela pró-reitora em exercício, Michele Duarte, e apoio da economista Jordana Melo, representantes do Gabinete da Reitoria e Vice-reitoria, de todas as pró-reitorias (de Graduação; de Pesquisa e Pós-Graduação; de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários; de Assuntos Estudantis; de Avaliação e Planejamento; de Administração e Finanças; e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), além da Prefeitura, Superintendência de Comunicação, de Tecnologia de Informação; totalizando 20 pessoas, e que integrarão a Comissão de Elaboração do Relatório de Gestão (Coerg), da UFT, para o Processo de Prestação de Contas do exercício de 2018.
Principais diretrizes
Ainda conforme o informe da Proap, o novo modelo do Relatório de Gestão deixará o documento mais sucinto, voltado para a demonstração de alcance dos resultados com a sociedade como destinatário principal e com conteúdo alinhado à Estrutura Internacional de Relatório Integrado do IIRC. As principais diretrizes para elaboração do relatório de gestão neste novo formato são: Abordagem estratégica; Conectividade da informação; Relações com partes interessadas; Materialidade; Concisão; Confiabilidade e completude; Coerência e comparabilidade; Clareza: linguagem simples, e imagens visuais eficazes. A proposta é que a partir deste ano o relatório tenha uma nova aparência, com layout de revista eletrônica.
As mesmas temáticas de itens de conteúdo foram mantidas, incorporando-se a solicitação de novas informações como mensagem do dirigente máximo e Resultados da Gestão de forma integrada, com um relato integrado alinhado de todas as unidades gestoras à estratégia da UFT. Os participantes da reunião receberam instruções gerais para o plano de trabalho de construção do Relatório, e também discutiram tópicos relacionados com a portaria que rege a referida confecção do documento e também sobre a responsabilidade dos gestores no processo de prestação de contas.
Redes Sociais