Palestra sobre Reforma da Previdência reúne professores e técnicos em Palmas
Esclarecimentos sobre as mudanças propostas pelo governo para a Reforma da Previdência foram a tônica de uma palestra na manhã desta terça-feira (11) no auditório do Bloco IV (Reitoria) reunindo servidores (técnicos e professores) da UFT. A diretora de Gestão da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), Eudicléia da Silva Araújo, apresentou os principais pontos da proposta e tirou dúvidas dos servidores acerca dos quesitos apresentados.
Um dos principais pontos destacados foi a respeito da idade para aposentadoria, que passaria a ser de 65 anos e 25 anos de contribuição - desde que cumpridos dez anos de serviço público e cinco anos no cargo em que se dará a aposentadoria - sem distinção de gênero. Eudicléia pontuou ainda que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016 modifica vários outros requisitos que afetam a aposentadoria dos servidores federais, como os critérios e os cálculos dos rendimentos, a acumulação de benefícios previdenciários, a concessão de pensões e estabelece regras para transição daqueles que cumprem os requisitos propostos na PEC.
O servidor Miguel Lima ressaltou a importância da palestra, enfatizando que é importante tomar conhecimento das informações, sem ruídos. "Nas redes sociais às vezes as opiniões acerca da Reforma estão 'contaminadas' e podem gerar algum tipo de desinformação". De opinião semelhante partilhou o professor José Antônio Chavez Olortegui, do colegiado de Administração. Segundo ele, "é preciso estar ciente das mudanças que afetam os servidores, tanto professores quanto técnicos. Por isso são importantes palestras como esta".
Cronograma
A pró-reitora Erica Dantas adiantou que o mesmo esclarecimento será feito nos outros câmpus, juntamente com outras pautas importantes de interesse das categorias. As datas para isso ainda não foram definidas, mas a expectativa da Progedep é de que o cronograma tenha início já do mês de maio.
Quaisquer dúvidas acerca das modificações que são propostas pela Emenda Constitucional podem ser dirimidas por contato com a Progedep, pelo telefone (63) 3232-8040 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redes Sociais