Consultório odontológico do Hospital de Doenças Tropicais da UFT inicia a oferta de atendimentos
O serviço atende os pacientes com doenças infectocontagiosas
O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início às atividades do consultório odontológico, neste mês de março. Os atendimentos são voltados aos usuários dos Programas de HIV/AIDS, Hepatites, Tuberculose e Hanseníase desta Unidade de Saúde, por meio de procedimentos avaliativos e intervenções odontológicas.
A equipe de Odontologia é composta por 03 cirurgiãs-dentistas e uma técnica em Saúde Bucal que atendem de segunda a sexta, manhã ou tarde, conforme agendamento prévio. “O usuário que desejar atendimento odontológico, deve solicitar o encaminhamento com sua equipe de referência (SAE, Dermatologia, Pneumologia do hospital universitário) e dirigir-se até a Central de Agendamento do hospital, para marcar sua avaliação inicial”, esclarece a chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely.
Para o funcionamento do serviço, foi necessário reforma e adaptação de sala para montagem do consultório, aquisição de equipamentos de última geração e insumos, além da contratação das profissionais, por meio de concurso público.
A cirurgiã-dentista, Thaíse Freitas, explica que o HDT-UFT, por ser uma instituição que atende a um público com perfil muito específico, é comum deparar-se com pacientes apresentando alterações bucais, principalmente em decorrência da imunossupressão. “Sendo assim, a equipe de Odontologia atua para auxiliar no diagnóstico de doenças orais, no tratamento e controle de lesões preexistentes, na prevenção de agravos à saúde sistêmica do paciente e ainda na promoção de saúde bucal”.
Sobre os atendimentos ofertados, a profissional destaca que atualmente são realizados procedimentos de biópsias, laserterapia, controle de biofilme em pacientes em estado crítico e, recentemente, com a inauguração do consultório odontológico, viabilizará a realização de procedimentos de Atenção Básica para os pacientes que estão em tratamento e acompanhamento.
“A presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar é reflexo dos avanços no entendimento da necessidade de assistência integral ao paciente, nesse sentido todos os esforços são direcionados a melhoria da saúde bucal e qualidade de vida dos usuários”, finaliza Thaise.
O paciente que optou por manter o sigilo da sua identidade falou sobre sua experiência no novo serviço: “Hoje comecei o meu tratamento dentário e estou muito feliz e grato a Deus pela oportunidade de ter esse consultório, pois muitas vezes a pessoa não tem condições financeiras. Eu acredito que vai ajudar muitas pessoas”, disse.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais