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Mestrado

PPGHispam promove 1º Encontro de Egressos do Programa

O Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas promove nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023 o 1º Encontro dos Egressos do PPGHispam (UFT): experiências, memórias e narrativas amazônicas.

O evento vai ter certificação de 20h e o minicurso de 4 horas. A taxa de inscrição é de R$ 5,00 para contribuição do coffee break e pode ser feita aqui.

Confira a Programação

23 de agosto – quarta-feira

19h - Mesa de abertura e Lançamento de livros

Coffee Break

24 de agosto – quinta-feira

9h às 11h - Apresentações de trabalhos e Apresentações Culturais

15h às 17h - Apresentação de trabalhos

25 de agosto – sexta-feira

08h às 11h40 - Minicursos

15h às 17h - Apresentação de trabalhos

Encerramento com Apresentações Culturais

Professores e Mestrandos da UFT participam do 1º Congresso Internacional e 2° Congresso Nacional de Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP

O 1º Congresso Internacional e 2° Congresso Nacional de Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP, evento que começou sua programação na quinta-feira (24) e seguiu até a sexta (25), em Maceió, no estado de Alagoas, foi realizado pela equipe do Comitê Gestor Nacional e de profissionais que coordenam o Mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As atividades foram promovidas das 8h às 19h, com debates de diversos temas, como cidades sustentáveis e inteligentes, economia circular, produtos tecnológicos, governança colaborativa, entre outros. O tema central é Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade aplicadas à Administração Pública.

A organização acredita que a abordagem da temática, deve estreitar o relacionamento entre as universidades associadas, divulgar os trabalhos realizados no Mestrado Profissional em Administração Pública, além de desenvolver uma rede internacional que discuta a administração pública e fortaleça o trabalho dos docentes e discentes do PPROFIAP.

Segundo o professor da UFT, coordenador geral do evento e diretor acadêmico da Rede Nacional PROFIAP, George Brito, o evento é mais um espaço de discussão de temas científicos no âmbito da Gestão Pública. “O foco é fomentar e abrir novos caminhos para a área de Administração Pública. Com a variedade de temas como as novas tecnologias na área pública, inovação, federalismo nas políticas e finanças públicas, entre outros temas emergentes, o público presente terá a oportunidade de debater assuntos atuais da área”, observa.

O Congresso contou com a participação de 318 pessoas inscritas, 197 trabalhos submetidos, 166 trabalhos aprovados para apresentação, 9 palestras, sendo 4 internacionais e 5 nacionais e 15 Grupos de Trabalhos (GTs) de discussão.

Da UFT, além do professor George Brito, participaram a professora Suyene Rocha, o servidor Adriano Castorino e os mestrandos do PROFIAP Alana Alves, Maurício Costa e Denise Aguiar.

 

PROFIAP

O Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Mestrado Profissional em Rede Nacional - (Profiap) foi criado em 2013 por um grupo de trabalho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e aprovado pela Capes em 2014.

A missão do curso é formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.

Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras

Processo Seletivo 01/2016

Inscrições de 22 de agosto a 19 de setembro de 2016. Mais informações aqui.

 Bem-vindo à página do Programa de

Mestrado Profissional em Letras na UFT

>>> Acesse também a página da Capes sobre o ProfLetras e o site do ProfLetras da UFRN. <<<

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Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional.

O público-alvo do ProfLetras é constituído por docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em letras e que lecionam língua portuguesa no Ensino Fundamental.

 

Objetivos

A capacitação de docentes em nível de mestrado profissional, por meio do ProfLetras, tem como objetivos:

  • o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita;
  • o declínio das atuais taxas de evasão dos alunos durante o Ensino Fundamental;
  • o multiletramento exigido no mundo globalizado com a presença da internet;
  • o desenvolvimento de pedagogias que efetivem a proficiência em letramentos compatível aos nove anos cursados durante o Ensino Fundamental.

 

O ProfLetras busca também concretizar os seguintes objetivos:

  • qualificar os mestrandos/docentes para desenvolver múltiplas competências comunicativas dos alunos em ambiente online e offline;
  • instrumentalizar os mestrandos/professores do ensino fundamental de maneira que eles passem a bem conduzir classes heterogêneas, seja do ponto de vista de níveis de competências linguísticas dos alunos, seja no que tange aos quadros de desenvolvimento atípicos que os alunos apresentem;
  • indicar os meios adequados para trabalhar diferentes gêneros discursivos e tipos textuais nas práticas de ensino e da aprendizagem da escrita, da leitura e da produção textual em suportes digitais e não digitais;
  • salientar as funções referenciais e metacognitivas das línguas de forma que os docentes saibam trabalhar peças textuais com traços literais e não literais, distinguindo-as, assim, os planos denotativo e conotativo da linguagem e dos textos;
  • aprofundar os conhecimentos dos docentes no que se refere aos diversos subsistemas fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático da linguagem;
  • instrumentalizar os docentes de Ensino Fundamental com objetivo de elaborar material didático inovador que lance mão, quando conveniente e relevante, de recursos tecnológicos modernos à disposição.
     

Com esses objetivos e considerando as múltiplas tendências teórico-metodológicas e uma perspectiva fortemente transdisciplinar, o ProfLetras busca formar professores de Língua Portuguesa voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da linguagem presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção de uma educação linguística que vise a práticas sociais mediadas pela linguagem.

Linhas de Pesquisa

O ProfLetras está constituído de uma única área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa: Teorias da linguagem e ensino; Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.

Área de concentração: Linguagens e letramentos - Na formação do professor que atua no ensino fundamental é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para a linguagem, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade linguística do aluno nos mais diferentes níveis, associados à linguagem e à sua leitura de mundo. É com essa visão que a única área de concentração do Profletras dá conta de uma proposta ampla o suficiente para reunir linhas de pesquisa com disciplinas associadas que articulam as modalidades oral e escrita, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, teóricas, formais ou não formais.

 

Linhas de Pesquisa:

1. Teorias da Linguagem e Ensino - Esta linha de pesquisa visa retomar as noções de língua e linguagem, bem como a distinguir as linguagens naturais das artificiais. Ademais, tem o intuito de consolidar estudos sumariados na sequência: descrição e normatização das linguagens; avaliação de processos fonológicos que interferem na aquisição da leitura e da escrita; domínios textuais e semântico-discursivos; produção e efeitos de sentido nas linguagens naturais e não naturais; identidades e construções antropo-culturais e literárias; dialogicidade entre comunidades discursivas e produções literárias e demais manifestações culturais; formação do leitor.

 

2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes - Esta linha de pesquisa tem como foco estudos que se voltem para ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual; panorama crítico do ensino da língua portuguesa e/ou da literatura; práticas de letramento e multimodalidade; educação inclusiva e habilidades escolares de leitura e escrita; transtornos de linguagem e de aprendizagem; interculturalidade e multilinguismo; produção de material didático inovador.

Processos Seletivos

Para atender à formação básica e específica, o Profletras prevê um processo de seleção baseado em prova escrita, com a finalidade de avaliar as habilidades de leitura e de escrita. Essa etapa será conduzida pelo conselho gestor, cujas atribuições incluem a escolha dos docentes aptos a cursar o Profletras face ao desempenho considerado adequado. Serão ofertadas até 1 mil vagas, anualmente, distribuídas entre as instituições participantes.

Informações sobre o processo seletivo e disponibilidade de vagas por instituição participante podem ser obtidas no site do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Disciplinas

Disciplinas de Fundamentação:

  1. Alfabetização e letramento
  2. Elaboração de projetos e tecnologia educacional
     

Disciplinas Obrigatórias:

  1. Fonologia, variação e ensino
  2. Gramática, variação e ensino texto e ensino
  3. Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita
  4. Leitura do texto literário
  5. Texto e ensino
     

Disciplinas Optativas:

  1. Ensino da escrita, didatização e avaliação
  2. Linguagem, práticas sociais e ensino
  3. Função sociossimbólica da linguagem
  4. Práticas de oralidade e práticas letradas do 1o ao 5o ano
  5. Práticas de oralidade e práticas letradas do 6o ao 9o ano
  6. Erros de decodificação na leitura: rotas e graus de atipicidade dos sujeitos
  7. Erros de escrita: previsibilidade e atipicidade
  8. Gêneros discursivos/textuais e práticas sociais
  9. Estratégias do trabalho pedagógico com a leitura e a escrita
  10. Literatura infanto-juvenil
  11. Literatura e ensino
  12. Produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa como adicional
     

Outras Atividades:

  1. Exame de qualificação
  2. Pesquisa

Docentes
Clique sobre os nomes para acessar os respectivos Currículos Lattes.

Linha de Pesquisa I: Teoria da Linguagem e Ensino

  • Profa. Dra. Ana Cláudia Castiglioni
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Profa. Dra. Janete Silva dos Santos
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Prof. Dr. João de Deus Leite
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Furtado Oliveira
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Profa. Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Profa. Dra. Selma Maria Abdalla Dias Barbosa
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Linha de Pesquisa II: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes

  • Profa. Dra. Isabel Cristina Auler Pereira
    Câmpus de Palmas | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Profa. Dra. Jusceia Aparecida Veiga Garbeline
    Câmpus de Porto Nacional | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Profa. Dra. Karylleila dos Santos Andrade
    Câmpus de Palmas | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Prof. Dr. Márcio Araújo de Melo
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Profa. Dra. Maria José de Pinho
    Câmpus de Palmas | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Profa. Dra. Valéria da Silva Medeiros
    Câmpus de Araguaína | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva
    Câmpus de Palmas | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Discentes

Turma 2015

  • Andréia Cristina Fidelis da Silva
  • Antonio Alexandre de Almeida
  • Auremita Rodrigues Ribeiro da Silva
  • Cristhiane Fernandes
  • Dayanne de Kácia Milhomem Ferreira
  • Elizangela Cardoso Arrais
  • Gislaine de Paula Barbosa
  • Janner Sousa Araújo
  • Jaquelene Mendes Martins
  • Josefa dos Santos Silva
  • Leidilandia Oliveira Lima
  • Leonardo Batista da Silva
  • Leyciane Lima Oliveira
  • Marcia Helena Costa Ribeiro
  • Maria Clara de Barros
     

Turma 2014

  • Aylizara Pinheiro dos Reis
  • Benedito Salazar Sousa
  • Carolline de Castro Alves Feitosa
  • Edjane Nunes Santos
  • Jacielle da Silva Santo
  • Jailton Alves Pereira
  • Juliane Pereira Sales
  • Márcia Regina Silva Freitas
  • Maria Socorro da Silva
  • Najla Brandão da Silva
  • Raimunda Araújo da Silveira
  • Rosiene Pereira da Costa Barros
  • Viviane Gonçalves Brandão
     

Turma 2013

  • Andréia da Costa Pinto
  • Aparecida Barbosa de Morais Gualberto
  • Edina Félix da Silva
  • Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues
  • Francisca Maria Cerqueira da Silva
  • Izaaque Paulino Coelho
  • Juscicleia Santos Cardoso
  • Kênia Cristina Santos Monteiro
  • Leicijane da Silva Barros
  • Luzinete Silva Macedo
  • Marina Oliveira Rodrigues
  • Mario Ribeiro Morais
  • Michelle Fragoso Santos
  • Michelle Morais Domingos
  • Robervânia de Lima Sá Silva
  • Roseli Martins de Matos
  • Rosielson Soares de Sousa
  • Seane Oliveira Xavier Bezerra
  • Uagne Coelho Pereira
  • Vera Barros Brandão R. Garcia
  • Zenaide Gomes de Oliveira

Discentes

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Agenda de Defesas

Não há defesas agendadas cadastradas na página.

Agenda de Eventos

Não há eventos cadastrados na página.

Contatos

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Araguaína - Unidade Cimba
Avenida Paraguai, s/nº, esquina com a Rua Uxiramas | Setor Cimba
Araguaína/TO | 77824-838

Telefone:(63) 2112-2255
E-mail:This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Site:www.uft.edu.br/profletras

Coordenadora: Luiza Helena Oliveira da Silva – This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Secretária:Alexsandra Bezerra de Sousa

Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH)

Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat Avenida Teotônio Segurado, Quadra 602 Sul, Conjunto 01, Lote nº 13

Servidores do TRE GO estão em Palmas através de parceria com o Programa de Pós-graduação em Governança e Transformação Digital

Durante a semana de 18 a 23 de março de 2024, o Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital - PPGGTD está recebendo a turma do Projeto: "Governança Digital e Modelagem Computacional para a Prestação Jurisdicional Eleitoral no TRE GO", composta por 15 servidores do TRE-GO que estão desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa na UFT, relativos à realização de diversos projetos voltados para a Prestação Jurisdicional Eleitoral no Estado de Goiás, a partir das experiências dos Docentes do PPGGTD no desenvolvimento das atividades do Mestrado e Doutorado Profissional.

O projeto prevê a participação dos servidores do TRE-GO de forma presencial em Palmas - TO para formação no Programa de Pós-graduação em Governança e Transformação Digital para a concepção de um núcleo de pesquisadores com alto nível de capacitação na Modelagem Computacional Eleitoral, Núcleo de Pesquisa de Prestadores de Serviços Eleitorais em Tecnologia da Informação e Comunicação, com intuito de desenvolver e testar conteúdos de prestação de serviços eleitorais e ferramentas de interação e comunicação.

O grupo está desenvolvendo atividades relativa às disciplinas de Metodologia da Pesquisa Aplicada (Prof. Dr. Gentil Veloso e Rafael Lima), Fundamentos de Modelagem Computacional (Prof. Dr. George Brito) e Técnicas de Inteligência Computacional (Prof. Dr. Marcelo Lisboa Rocha).

Na segunda-feira, 18 de março, a aula de abertura contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, Prof. Dr. Raphael Sanzio Pimenta, da Diretora de Pós-graduação da UFT, Prof. Dra. Karileila dos Santos Andrade, do Diretor do Câmpus de Palmas, Prof. Dr. Moises Neto, do Coordenador do PPGGTD, Prof. Dr. Gentil Veloso Barbosa e do Coordenador do Projeto com o TRE-GO, Prof. Dr. George Brito.

As aulas presenciais em Palmas, preveem o desenvolvimento de um conjunto de atividades de ensino e pesquisa, bem como a finalização em abril, com um Workshop de apresentação de produtos de pesquisa realizados no âmbito dessas três disciplinas.

Em junho, os 15 servidores do TRE-GO retornam a Palmas para uma nova semana intensa de atividades de Ensino e Pesquisa para condução do projeto firmando entre a UFT, o TRE-GO com a interveniência da FAPTO.

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